Home » Academia de Líderes UBUNTU

Centro Qualifica

PAA

Arquivo

Academia de Líderes UBUNTU


O CONCEITO UBUNTU SIGNIFICA “EU SOU, PORQUE TU ÉS”, OU SEJA, “EU SÓ POSSO SER PESSOA ATRAVÉS DAS OUTRAS PESSOAS”.
A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.
Este programa é implementado ao abrigo do Programa Nacional de promoção de sucesso escolar, promovido pela DGE, e em parceria com o Instituto Padre António Vieira e outras organizações locais.
O método Ubuntu assume o desenvolvimento cinco competências socioemocionais centrais, que estão na base do processo de crescimento humano: tornar-se pessoa:

Estes 5 pilares UBUNTU serão trabalhados recorrendo, à Educação não-formal, à abordagem participativa, experiencial e relacional, utilizando recursos lúdico-pedagógicos (Dinâmicas | Reflexões | Filmes | Textos | ….) Histórias de vida / Personal Storytelling e Educação entre pares.

Durante uma semana intensiva de trabalho com os jovens pretende-se:
– Formar jovens para a liderança servidora;
– Trabalhar o seu sentido e o seu propósito;
– Promover as suas competências socio-emocionais;
– Potenciar competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos, negociação, etc.;

Para obter mais em informação poderá consultar: https://www.academialideresubuntu.org/pt/