
De 3 a 7 de julho, os alun@s do projeto de Sustentabilidade da Escola Secundária de Arganil (Planeta 0.0/Eco-escolas), estiveram em Spello, Itália fruto do 1.º lugar conquistado com o projeto PR na ROTA DO OVO DO REI – no âmbito do Eco-Digithon, promovido pelo EnnePlus. O ENNEPlus é um projeto cofinanciado pela União Europeia (UE) no âmbito do convite à apresentação de propostas ERASMUS-EDU-2023-PI-FORWARD-LOT2 «Parcerias para a inovação – Projetos virados para o futuro – Ensino e formação profissionais (EFP)».
Durante estes dias, os quatro alunos que foram em representação do projeto, Beatriz Alves, Joel Marques, Letícia Tavares e Solange Rodrigues, acompanhados do elemento da comunidade local, Rúben Gama, da To Mush e da professora Mariana Teixeira, participaram num programa bastante diversificado!
Os alunos participaram no SHU Young Maker, um hackathon social que envolveu equipas mistas de jovens de diferentes locais. Juntos, trabalharam num protótipo digital/ tecnológico para responder às necessidades reais da cidade anfitriã, Spello, utilizando a metodologia de placemaking e seguindo os valores da New European Bauhaus (NEB). A equipa vencedora do SHU Young Maker, incluiu um dos alunos da Escola Secundária de Arganil, Joel Marques, com o projeto Small Steps Big Changes: um projeto que, através do aproveitamento das águas que vão para as fontes de Spello, pretendem produzir energia para a cidade. Nesse sentido, criaram um mecanismo semelhante a um moinho/ turbina.
A professora Mariana Teixeira e o produtor local, Rúben Gama, estiveram presentes nos vários workshops e eventos que aconteceram durante o festival, destacando o mercado da biodiversidade, com a presença de produtos e produtores locais. Além dessas participações, integraram, por duas vezes, o Júri Social dos projetos integrados no Social Hackathon Umbria.
Foram quatro dias muito intensos, em que a experiência, interculturalidade, comunicação, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade estiveram no centro de toda a ação!
Agora fica o desafio de, no próximo ano letivo, implementar o projeto PR NA ROTA DO OVO DO REI, o projeto que os levou a Spello!
E assim continuam o caminho numa educação de qualidade assente nos valores europeus: promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos, proporcionar um espaço de liberdade, segurança e justiça sem fronteiras internas, favorecer o desenvolvimento sustentável, proteger e melhorar a qualidade do ambiente, fomentar o progresso científico e tecnológico, combater a exclusão social e a discriminação, respeitar a riqueza da diversidade cultural e linguística da EU!
PR NA ROTA DO OVO DO REI
O problema da comunidade local que pretende abordar é a crescente desvalorização dos territórios florestais e dos produtos deles obtidos. Uma forma de consciencializar a comunidade para o problema é colocar, novamente, as pessoas a viver as florestas. E assim, através da força do turismo para os territórios do interior, pela promoção do turismo de experiência, da valorização de produtos locais e endógenos, da agricultura sustentável e do ecoturismo, pretende impulsionar esta ligação. Foi criado o PR que irá abranger as localidades de Folques, Coja, Secarias, Sarzedo e Arganil, atravessando regiões mais adequadas ao crescimento dos cogumelos silvestres. Será através da criação/desenvolvimento de uma aplicação, que se vai sentir o pulsar deste PR transportando o usuário para uma nova dimensão – uma experiência imersiva ao mundo das diferentes espécies de cogumelos que habitam o território. Esta experiência irá envolver e sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade e da proteção da biodiversidade. Além disso, a aplicação contará com informações sobre os pontos de passagem, como flora, fauna, atrações naturais e culturais, restaurantes com petiscos de cogumelos (comprados aos produtores locais), opções de alojamentos e uma ligação direta aos produtores locais, para compra e encomendas de produto, tudo pensado para enriquecer a experiência.









