Nos dias 29 e 30 de novembro de 2025, juntaram-se numerosos voluntários do Agrupamento de Escolas de Arganil, numa iniciativa que, este ano, contou com a participação muito especial dos nossos alunos mais pequeninos: o Diego, de Folques; o Afonso, das Secarias, já no 3.º ano; e o Mateus, de Sarzedo, do pré-escolar.Estes pequenos “rebentos” de alegria mostraram-se sempre empenhados, sorridentes e responsáveis ao entregarem os sacos do Banco Alimentar a todos os clientes que entravam no supermercado onde estivemos presentes.
Foram dois dias em que muita esperança foi doada e muita esperança foi recebida. O Mateus, o Diego, o Afonso, o Diogo, o José (de Côja), o Rafael (10.º Mecatrónica), o Pimpão (11.º CSE), o António e o Rodrigo (12.º CSE) e, finalmente, a Beatriz (12.º LH) fizeram questão de participar nesta iniciativa nacional, dando continuidade aos Valores consagrados no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Arganil.
Simultaneamente, outro grupo de alunos do Agrupamento acompanharam a Professora Lília e a dra. Isabel, da Liga Cojense, num segundo supermercado da vila de Arganil, contribuindo igualmente para o sucesso desta ação solidária. Eis o nome dos nossos voluntários: a Benedita, a Eva e a Iris (5º ano, Turma B); o Salvador Antunes e a Kyara (6º ano); a Ana Beatriz, a Beatriz, a Joana, a Matilde Costa e a Rita Portugal (7º ano) e a Mariana Almeida (8º ano) e a Pamela (9º ano).
Agradecemos profundamente a todos os cidadãos que contribuíram, com o seu “pouco ou muito”, porque, no coração de quem receberá, será sempre “muito” — será sempre a imagem que falta.
De ilustres personagens do século XX, deixamos as seguintes frases:
“Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos.” — Winston Churchill
“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.” — Madre Teresa de Calcutá
“Não pode haver maior dom do que o de dar o próprio tempo e energia para ajudar os outros, sem esperar nada em troca.” — Nelson Mandela
Agrupamento de Escolas de Arganil, no primeiro dia de dezembro de dois mil e vinte e cinco!
Lília Azevedo e Rui Pedro Matos






