CELEBRAR OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 1974

JI DE SMC

24.04.2024

As crianças do Jardim de Infância de São Martinho da Cortiça festejaram o Dia da Liberdade, falaram sobre o 25 de abril e fizeram um cartaz.

Cantaram a canção: “Uma gaivota voava, voava” e tal como diz o poema, as crianças deverão poder sempre voar, crescer e dizer…

– “Antes do 25 de abril não se podia falar.”

– “Não se podia beber coca-cola”.

– “Não se podia ouvir música, nem ver filmes, nem ir ao teatro.”

– “Às vezes as pessoas eram presas pela polícia.”

– “As mulheres não podiam votar.” Continue Reading →

Concurso VIVER A LEITURA, uma final em festa!

No dia 16 de abril de 2024, decorreu, no auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, a final do concurso Viver a Leitura, direcionado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Arganil. Participaram nesta fase final os alunos apurados nas Bibliotecas Escolares, a 19 de março de 2024.
Os alunos Yara Abreu, Guilherme Gaspar, Simão Ribeiro, Maria Francisca Costa e Letícia Frederico da EB23 Professor Mendes Ferrão – Côja, Rita Portugal, Bianca Gonçalves, Maria Clara Marques, Samuel Borges e Martim Costa, da EB n.º 2 de Arganil, e Joana Fonseca, da Escola Secundária, apresentaram os livros por si selecionados, argumentando a favor das suas escolhas e procurando atrair, tanto o público, como o júri, para a leitura dos
mesmos. Continue Reading →

ABRIL MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

JI DE SMC – 10/04/2024

LAÇO AZUL

– “Havia uns pais que batiam aos filhos, um filho morreu, tinha muitas nódoas negras. E depois a avó pôs um laço azul na antena do carro, para mostrar que não se bate nas crianças.” (Vicente Mendes – 5 anos)

– “As nódoas negras ficavam dessa cor.” (Vicente Mendes – 5 anos)

– “Esta história triste aconteceu na América”. (Mathilde Pinto – 4 anos)

– “Várias pessoas de todo o mundo juntaram-se e dizem que não se pode fazer isso.” (Matilde Ferreira – 5 anos)

– “É uma coisa que ajuda a não bater aos meninos/as”. (Alicia – 5 anos)

– “As crianças têm que ser protegidas.” (Diego – 4 anos) Continue Reading →

CONCURSO ESCOLAR DIABETES E AS ESCOLAS 2023-24

Uma vez mais, o Agrupamento de Escolas de Arganil participou no concurso escolar “Diabetes e as escolas”, promovido pela Direção Geral da Saúde em parceria com a Direção Geral da Educação. Nesta 4ª edição, o tema proposto foi “Diabetes: educação para proteger o amanhã”. Nesse sentido, os Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Multimédia concorreram com o vídeo “Futuro Passado”, e que retrata a vida de um aluno do nosso Agrupamento, que influenciado na infância por bons hábitos de promoção da saúde, assume um estilo de vida saudável aquando mais velho.
Depois de dois anos seguidos em que os vídeos produzidos pelo nosso Agrupamento foram premiados pelo júri nacional, este ano o nosso vídeo não obteve distinção, mas é, ainda assim, merecedor de visualização pela importância da sua mensagem e originalidade.
Fica também o agradecimento público a todos os que se envolveram neste projeto.