Póster Eco-código 2023 | Escola Secundária de Arganil

A forte campanha lançada pelas Nações Unidas, de alerta às alterações climáticas, foi o que despertou o desenvolvimento deste póster. “Há 40 anos era urgente, agora é uma emergência” – Uma mensagem que despertou ainda mais a vontade de ativar a nossa comunidade escolar e local! A campanha utiliza gravações dos discursos de Carl Sagan, um cientista visionário que alertou para o tema das alterações climáticas, há quatro décadas e isso fez pensar a nossa equipa!
E é nesta visão que somos tod@s UM, em que não há – efetivamente – mais tempo, que temos tod@s de sair da nossa bolha “feliz”, que temos tod@s de agir/reagir, que está a base do desenvolvimento do conceito do nosso póster! Assumimo-lo como um grito de tantos que não têm voz, dos que ainda não sabem que têm voz e de tantos os que já não têm voz! 

Centro Qualifica encerra ano letivo com a certificação de mais 4 adultos

No dia 29 de junho, 4 adultos apresentaram-se a júri de certificação e viram o seu empenho reconhecido com a obtenção do 9.º ano e do 12.º ano. No final da sessão, o adulto Francisco Mateus presenteou o júri com um momento musical em que cantou e tocou, ao som da guitarra acústica, o tema “Carta”, do grupo musical Toranja.

O Centro Qualifica felicita os adultos e deseja que os seus projetos futuros sejam concretizados.

Aqui ficam algumas fotos do momento importante para a vida dos adultos.

Visita de Estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa JI/EB1 de SMC

No dia 7 de junho de 2023, a Comunidade Escolar do JI/EB1 de São Martinho da Cortiça deslocou-se a Lisboa, numa agradável visita de estudo ao Jardim Zoológico.

As crianças tiveram oportunidade de conhecer muitos animais e compreenderem o seu modo de vida (habitat, hábitos alimentares, reprodução, etc.) que não veriam, senão naquele espaço, além de todas as belas árvores e arbustos, lagos e repuxos.

Andar no teleférico foi divertidíssimo e possibilitou ver todo o jardim Zoológico noutra perspetiva.

A Baía dos golfinhos foi o ponto alto desta experiência que todos recordarão com alegria.

A equipa docente Continue Reading →

1ªS OLIMPÍADAS DA ESCOLA BÁSICA 2,3 PROFESSOR MENDES FERRÃO

Foi no dia 12 de junho, que decorreram as 1ªs Olimpíadas da Escola Básica Professor Mendes Ferrão, para o 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os 65 participantes puseram-se à prova e competiram de forma saudável em várias disciplinas do Atletismo (corrida de velocidade, estafetas, resistência e salto em comprimento). 

Esta atividade, dinamizada pelos professores de Educação Física e que contou também com a colaboração de dois alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto do 11º ano, teve como objetivo primordial, promover a prática de exercício físico e o bem-estar dos alunos.   Continue Reading →