No dia 13 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Arganil foi tomado por um movimento gentil que contagiou toda a comunidade educativa.Do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, os alunos foram desafiados pelos professores a realizar pequenas ações gentis ou de bondade, partindo da ideia de que cada gesto gentil provoca uma reação em cadeia que se multiplica.
Ao longo do dia, não foram apenas os alunos a serem surpreendidos. Professores, assistentes operacionais e outros elementos da comunidade escolar também receberam palavras afáveis e de reconhecimento, bem como pequenos mimos, que contribuíram para um ambiente mais positivo e acolhedor.
Ao início da tarde, a Rádio Clube de Arganil deu voz aos alunos do 5.º ano, que prepararam mensagens especiais para as pessoas mais significativas das suas vidas e, num tom espontâneo, sincero e cheio de ternura, deixaram palavras que tocaram quem ouviu.
Mais do que assinalar uma efeméride, a iniciativa reforçou o compromisso do Agrupamento com a promoção da empatia, do respeito e do bem-estar no contexto escolar.
E, porque a diversidade enriquece a ação, foram vários os dinamizadores deste movimento: os Serviços de Psicologia e Orientação, a enfermeira Joana Gonçalves e os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, o PES, o CATL da EB 2/3 de Arganil e da ESA.
Um agradecimento especial aos professores que aceitaram o desafio e à Rádio Clube de Arganil pela parceria.









