No âmbito dos objetivos da disciplina de Economia A, e incidindo sobre os conteúdos do ano letivo (Os Agentes Económicos e o Circuito Económico; o VAB e as Contas Nacionais; o Mercado Interno/Mercado Externo), os alunos do 11.º ano de Economia A visitaram, no dia 1 de outubro, a empresa SolAlva, SA. Trata-se de uma empresa com cerca de 35 anos de atividade em Arganil, dedicada à produção de peças de elevado nível tecnológico para a indústria automóvel, aeroespacial e médica, onde a componente humana que lá trabalha possui formação à altura da exigência de uma indústria de exportação de alta qualidade, com certificação internacional de produção e ambiental.O Sr. Francisco Cipriano, Administrador da empresa, recebeu o grupo, realizou um briefingde contextualização do ecossistema da SolAlva, SA e, de seguida, conduziu a visita ao interior da fábrica, onde se observaram máquinas de alta precisão, designadamente máquinas CAD, responsáveis pela transformação da matéria-prima com instruções previamente programadas/inscritas em software específico.
Estas máquinas distinguem-se pela sua elevada precisão, produzindo peças ao nível do micro (prefixo grego que significa “pequeno” e corresponde a uma milionésima parte (10⁻⁶) de uma unidade).
Foram 70 minutos que passaram num ápice, constituindo uma aula enriquecedora, fora dos cânones habituais!
Importa destacar que a empresa SolAlva, SA integra o grupo de stakeholders Conselheiros do Agrupamento de Escolas de Arganil (AEA), acolhendo alunos estagiários dos Cursos Profissionais de Mecatrónica contribuindo, ainda, na atribuição de bolsas de estudo a alunos de mérito e excelência do AEA.
Fica o nosso agradecimento à SolAlva, SA e, em particular, ao Sr. Francisco Cipriano.