No próximo dia 27 de janeiro, a Escola Secundária de Arganil, em parceria com a Biblioteca Municipal, Miguel Torga, Arganil, assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data instituída pela ONU com o objetivo de preservar a memória das vítimas e promover a reflexão sobre os valores da tolerância, dos direitos humanos e da dignidade humana.
As comemorações terão lugar a partir das 15h00, com um programa diversificado de caráter educativo, cultural e memorial:
-
15h00 – Visita à exposição “Não Esquecer”, da Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, que convida à reflexão sobre a perseguição e o extermínio de milhões de pessoas durante o regime nazi.
-
15h15 – “Lembrar para Não Esquecer”, performance apresentada pelo Grupo de Teatro da Escola Secundária de Arganil, evocando a importância da memória histórica como forma de prevenção contra o ódio, o preconceito e a discriminação.
-
15h45 – Apresentação do livro “Aristides de Sousa Mendes: na encruzilhada de uma carreira”, da autoria de Lina Alves Madeira, pelo Professor Doutor Luís Reis Torgal.
Com esta iniciativa, a Escola Secundária de Arganil reafirma o seu compromisso com a Educação para a Cidadania, a preservação da memória histórica e a formação de jovens conscientes, críticos e solidários.