Visita de Estudo à Sulpastéis, SA
No passado dia 30 de Novembro, entre as 14h30 e as 16h30, os alunos do 11.º ano de escolaridade, da Disciplina de Economia A, visitaram a Empresa Sulpastéis, SA., no âmbito das ideias globalizantes, Empreendedorismo e Economia Local.Saramago nas BE… ouve, vê, repara!
Os alunos do 3.º A da EB1 de Arganil associaram-se às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, assinalado a 16 de novembro de 2022, com a leitura comentada do seu livro O Lagarto. Este conto fantástico, apresentado pela professora bibliotecária, Arminda Ramos, narra o aparecimento, no Chiado, de um misterioso lagarto, que amedronta quem o vê. O texto e as imagens cativaram os alunos e suscitaram o diálogo à volta de múltiplas interpretações acerca da guerra, da paz, de acontecimentos da história portuguesa, dos sentimentos, da (in)existência de fadas, da linguagem e do estilo do autor. Deram, também, origem à recriação de fabulosos lagartos pessoais, inspirados na mensagem do livro.
Na sequência desta atividade, e aceitando a sugestão da professora Arminda e o repto da professora Eugénia, no dia seguinte, a turma visitou a exposição de José Saramago, presente na Biblioteca da Escola Secundária. Aqui, leram a biobibliografia do autor, folhearam alguns dos seus livros e reviram as obras dirigidas à infância que haviam lido, nomeadamente A maior flor do mundo, O lagarto e O silêncio da água. Deliciaram-se com a maqueta de Saramago em 3D e com a presença de a Maior Flor do Mundo, criada com materiais recicláveis, no ano letivo anterior, por todas as turmas da sua escola. Continue Reading →
“Juvenes Translatores”
Distinguir os melhores jovens tradutores é o objetivo do concurso europeu “Juvenes Translatores”, organizado pela Direção-Geral da Tradução (DGT) da Comissão Europeia, desde 2007, dirigido às escolas secundárias da União Europeia e, mais uma vez, a nossa escola foi selecionada para participar neste concurso!
A prova de tradução realizou-se na manhã do dia 24 de novembro, na Biblioteca Escolar da Escola Secundária.
Durante duas horas, adolescentes de toda a Europa puseram à prova as suas competências linguísticas e as suas aptidões no âmbito da tradução. A representar a Escola Secundária estiveram 5 discentes do 12º ano: Cheila Ferreira, Fátima Gonçalves, Francisca Costa, Francisca Ventura e Maria Eduarda Elias que realizaram a prova na combinatória de Inglês / Português. Continue Reading →
AE Arganil vence concurso nacional “Diabetes e as Escolas 2022”
Com o vídeo “A composição do 4ºA”, projeto que envolveu precisamente aquela turma da Escola Básica nº1 de Arganil sob a responsabilidade da Profª Anabela Vicente, o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (textos e criação) e o Curso Profissional de Técnico de Multimedia (gravação e produção), o Agrupamento de Escolas de Arganil arrecadou o primeiro prémio do Concurso Nacional – Diabetes e as Escolas 2022, este ano submetido ao tema “A Diabetes e o Acesso aos Cuidados de Saúde”.
Promovido pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Diabetes, e em parceria com a Direção-Geral da Educação, esta foi a 3.ª edição do concurso, dirigido a todas as escolas do ensino público e privado de todo o país. A “composição do 4ºA” é um vídeo que retrata as dificuldades de acesso aos cuidados de saúde de uma pessoa diabética, e de uma forma lúdica, humorada e criativa evidencia a necessidade de os cidadãos possuírem adequados níveis de Literacia em Saúde, para assim melhor navegarem no sistema de saúde, de acordo com as suas necessidades.
Passando todas as diferentes fases de seleção previstas em regulamento, o projeto vencedor do Agrupamento de Escolas de Arganil, reconhecido com um prémio monetário no valor de 500€, será exibido na cerimónia de entrega dos prémios em Lisboa, no Anfiteatro do INFARMED, no próximo dia 30 de novembro, com a presença da Srª Diretora Geral da Saúde, Drª Graça Freitas e da Srª Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Drª Margarida Tavares.
A todos os envolvidos, mas principalmente aos seus protagonistas: muitos parabéns!
Responsáveis pelo projeto: Profª Anabela Vicente, Enf. José Miguel e Vânia Silva.