Seleção de técnicos de orientação, reconhecimento e validação de competências

Bibliociência… um projeto em acção, no AE de Arganil!

No dia 10 de outubro de 2023, em pleno Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sob o lema “Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para Criar e Imaginar”, pôs-se em ação o projeto Bibliociência no 3.º ano de escolaridade. Começando nas turmas COC, SMC_B e 3.ºB_AR e, na presença da Diretora do Agrupamento, Anabela Soares, das adjuntas da direção, Graça Lopes e Paula Gonçalves, e da professora bibliotecária, Arminda Ramos, foi dinamizada a sessão “Antes de começar… no laboratório, em segurança devemos estar!”, que será alargada às turmas 3.ºA_AR, SMC_C, PBB e POM.
As professoras de Físico-Química, Lurdes Cardoso e Marta Rovira, abriram a sessão com uma breve apresentação pessoal e a exibição do equipamento de proteção individual utilizado num laboratório, bata, avental, óculos e luvas. De seguida, explicitaram as principais regras de segurança a respeitar no laboratório e indicaram algum material de uso mais comum, elucidando acerca da sua utilidade. Finalmente, distribuíram um conjunto de imagens e solicitaram a sua legendagem em trabalho de pares. Na próxima sessão, cada par apresentará aos colegas a imagem legendada e explicará a regra de segurança aí subjacente. Nesta sessão, foi, ainda, oferecida, pelo Agrupamento, a cada um dos alunos, a t-shirt identificativa do projeto, que passará a ser usada, em todas as sessões, pelos nossos pequenos cientistas. Continue Reading →

JI/ EB1 do Sarzedo

No âmbito do Dia Mundial do Animal toda a comunidade educativa do Centro Escolar do Sarzedo pôde usufruir de um momento de convívio e de novas aprendizagens.

Com a chegada do dinossauro “Verdinho” foram abordadas algumas questões ambientais, tais como, o aquecimento global, as secas severas e a consequente extinção dos animais.

O nosso dinossauro trouxe três ecopontos móveis, para as crianças separarem o lixo nos respetivos depósitos (amarelo, verde e azul). Todas as crianças participaram neste jogo sobre a reciclagem com grande entusiasmo e alegria.

Pretende-se preservar o ambiente e o planeta Terra.

Queremos proteger a espécie animal e a vida humana!…

Juntos, vamos continuar a aprender a reutilizar os materiais, a reciclar e a reduzir o lixo. Façam como nós e partilhem esta ideia!

Semana da Alimentação