De 13 a 19 de julho de 2025, oito professoras do Agrupamento de Escolas de Arganil, estiveram em Dublin, na Irlanda, numa Mobilidade Staff, promovida pela Acreditação Erasmus+ do Agrupamento, no âmbito do Ensino Escolar.
Ana Margarida Cortez, professora do 1.º ciclo, Maria Alice Simões, professora de Artes/ Educação Visual e Tecnológica e Marta Maria Rovira, professora de Físico-Química, frequentaram o curso English for Teachers (níveis A2 e B1). Este curso promoveu o diálogo e a partilha de experiências entre docentes de diferentes nacionalidades e níveis de ensino e um contacto enriquecedor com a cidade de Dublin, praticando o seu inglês, através da participação em atividades culturais, visitas a museus e a locais históricos. Tratou-se de uma formação muito dinâmica, que contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento da autoconfiança na utilização da língua inglesa.
Fernanda Pacheco, professora de Matemática, Helena Saavedra, professora de Educação Física e Desporto e Paula Gonçalves, professora de Físico-Química, frequentaram o curso intensivo de inglês Intensive English, enquanto Maria João Gonçalves, psicóloga, participou no curso Combination course General English+ one to one. Ambos os cursos decorreram num formato mais tradicional, com aulas estruturadas e focadas na aquisição das bases essenciais ao progresso no domínio da língua inglesa. Apesar de exigentes, estes cursos representaram um importante primeiro passo na aprendizagem e prática do inglês, permitindo às participantes acompanhar, de forma mais eficaz, uma comunidade escolar cada vez mais intercultural e linguisticamente diversa.
Mariana Teixeira, professora da área técnica de Turismo, participou no curso Artificial Intelligence (AI) for Teachers. Esta formação revelou-se particularmente interessante com a introdução de novas ferramentas e metodologias de ensino, essenciais à transformação que as escolas terão de acompanhar nos próximos anos. O curso proporcionou um espaço de reflexão conjunta entre docentes de vários países europeus, com contextos e desafios transversais, sobre o impacto e as oportunidades que a inteligência artificial traz para o setor educativo. O curso destacou-se também pelo ambiente colaborativo, que favoreceu a criação de laços entre os participantes — laços esses que, certamente, perdurarão no tempo. Foram estabelecidos inúmeros contactos e ficou a convicção de que novos projetos de colaboração internacional irão surgir no futuro.
A mobilidade de staff a Dublin revelou-se, assim, como uma experiência formativa profundamente enriquecedora. Para além da aquisição de competências linguísticas essenciais, promovida por uma imersão total na língua inglesa, a mobilidade proporcionou o desenvolvimento de competências interculturais, pedagógicas, cognitivas e de pensamento crítico. Este conjunto de aprendizagens contribuiu para o fortalecimento de uma atitude profissional mais reflexiva, inovadora, europeia e internacionalizada, reforçando a motivação dos docentes no desempenho do seu papel enquanto agentes de transformação educativa.















